2007-04-18

discriminação

T. isto qualquer dia em lisboa não há portugueses nesta profissão. já vejo para aí tantos brasileiros e russos...
P. mas porquê? os portugueses não querem ser motoristas de táxi? pelo salário ou pelas condições de trabalho?
T. não é tanto por isso... é porque isto é uma profissão muito discriminada.
P. discriminada?
T. então toda a gente diz mal dos taxistas. as vezes estou assim com pessoas da família e amigos e oiço-os dizerem que os motoristas de taxi isto e aquilo. dizem sempre, entre eles. depois lembram-se que eu sou taxista e então 'ah não é bem assim' ou 'não são todos', ficam envergonhados comigo e começam a recuar.
P. olhe eu não digo nada disso...pelo contrário, as conversas mais engraçadas dos meus dias são geralmente tidas com taxistas. mesmo fantásticas, algumas
T. isso é porque a senhora tem experiência de andar, sabe como isto funciona. esses que dizem mal de nós são os que nunca andam ou andam muito pouco de táxi.
P. eu tenho sido sempre muito bem tratada. o senhor se calhar nem acredita se eu lhe disser que me tem apetecido criar um blog só para transcrever as conversas que vou tendo com os senhores taxistas...
T. até já há um que se chama 'fogareiro'. a senhora procure que vai encontrar...
P.ah que engraçado, um blog... mas de um motorista de taxi ou como é?
T. isso não sei bem mas é tem que ver com táxis. chama-se 'fogareiro' ou um nome como 'fogareiro'. a senhora procure que vai encontrar
P.vou procurar sim senhor...

No comments: