2007-04-28

auto túnel

P: ... mas estes engarrafamentos não serão só nos primeiros dias?
T: oh minha senhora há 36 anos que eu ando aqui às voltas ... isto vai ser assim sempre. viu eles deitarem alguns prédios abaixo para alargar as ruas? ou construirem passagens por cima das ruas, coisas que permitissem andar? então se as ruas são as mesmas, os carros os mesmos, o túnel não vai pôr carros no centro da cidade, como eles dizem, vai pô-los debaixo do chão.
P: se calhar...
T: ... comigo aconteceu esta história. enquanto se estava a construir a auto-estrada de cascais, eu apanhei um senhor que queria ir para caxias que era onde ficavam os estaleiros da obra. fomos a conversar, foi ele a dizer das vantagens da auto-estrada que ia resolver a situação dos moradores da linha e tal, que ia pôr os carros na cidade num instante e mais isto e mais aquilo. eu deixei-o falar, sempre calado e quando ele acabou disse-lhe que pela minha experiência a auto-estrada não ia pôr carros na cidade, ia pô-los na bicha... ele argumentou que não, que tinham sido feitos muitos estudos...os engenheiros (ele era engenheiro) e mais não sei o quê. eu só lhe disse: "o senhor fique-se com o que lhe diz o motorista de praça - a auto-estrada só vai servir para pôr carros na bicha".
por minha sorte, ou infelicidade, há dias atrás apanho um senhor que vinha para a obra do túnel. a certa altura diz-me ele assim: "o senhor teve sempre este carro?"/"não, este é mais recente"/ "então e não se lembra de mim, nem dum serviço que fez há muitos anos, para caxias?"/"não sei talvez mas sabe como é ... eu transporto tanta gente, faço tantos serviços"/"pois eu é que não me esqueci da nossa conversa sobre a auto-estrada de cascais. e até me farto de falar de si aos meus colegas..."
P: então ele estava também a trabalhar no túnel?
T: estava, é engenheiro e trabalha para aquela empresa ... Tâmega.
P: ... certo. mas então como é que se tiram os carros de lisboa - se o senhor diz que não é com parques de estacionamento nas entradas da cidade nem com o pagamento de taxas para entrar, nem com melhores transportes públicos?
T: não se tira. só proibindo. não se tira porque o português é preguiçoso e só não mete o carro debaixo da secretária, no escritório, porque ele não cabe lá...

No comments: